DEZEMBRO 2017
SAúDE ORAL NOS ANIMAIS E O SEU BEM ESTAR EM GERAL
Dra.Cristina Nóbrega
Médica Veterinária
scnobrega@gmail.com

Já é do nosso conhecimento geral a importância que uma boa higiene oral tem para o nosso bem-estar. E a higiene oral dos nossos animais de estimação? Todos sabemos que devemos vacinar os animais, desparasitar, esterilizar/castrar, dar uma boa alimentação, abrigo, com o objetivo de protege-los de doenças e assim contribuindo para a
sua saúde. Paralelamente, estamos também a cuidar da nossa saúde. Afinal de contas, a saúde animal também é saúde pública. Os cães e os gatos nascem desprovidos de dentes e por volta das 2 a 4 semanas ocorre a erupção dos dentes decíduos, mais conhecidos pelos dentes de leite. Mais tarde, surgem os dentes definitivos, estando a arcada dentária superior e inferior completas, aos 5 a 6 meses de idade. O cão possui 48 dentes definitivos e o gato 30 dentes. Com o passar dos anos, independentemente do tipo de alimento que damos aos animais, seja este seco (granulado) ou húmido (“comida de lata”), partículas de alimentos ficam agarradas aos dentes, criando um ambiente propício ao crescimento de bactérias e formando a placa bacteriana, mais conhecida por tártaro. Não menos importante, a genética e a raça do animal também contribuem para o aparecimento de tártaro. O tártaro em contacto com os dentes e gengivas, desencadeará o aparecimento de halitose (mau odor), gengivite e a periodontite, levando à doença periodontal. Uma vez não tratada, esta doença levará à inflamação/infeção da raiz dos dentes. Consequentemente pode levar à queda dos dentes, à dor, à perda de apetite, à dificuldade na apreensão do alimento e à formação de fístulas oro-nasais. Promove também a entrada de bactérias na corrente sanguínea, sendo responsáveis por alterações graves no coração, nos rins e no fígado.

Como prevenir o aparecimento de patologias orais?
A prevenção deste tipo de patologia deve começar já em casa, promovendo a boa higiene oral através da escolha de alimentos preferencialmente secos, através da escovagem diária dos dentes utilizando uma escova e pasta de dentes próprias para animais, através de brinquedos específicos para o efeito e barras orais comestíveis. Outra forma de prevenção mais invasiva, consiste na destartarização. Esta técnica deverá ser aconselhada e indicada após um exame oral na consulta anual de rotina pelo seu médico veterinário. A técnica baseia-se na remoção da placa dentária e de dentes não viáveis, com o animal anestesiado e material adequado, sempre com o intuito de infligir o mínimo possível de desconforto ao animal. Atenção, mesmo após da destartarização o animal de estimação necessita de cuidados dentários regulares. Quanto aos animais exóticos, porque eles também merecem toda a nossa atenção e cada vez mais estão presentes nas nossas vidas, também eles necessitam de cuidados de saúde oral. Dirijo-me principalmente aos donos dos coelhos e porquinhos-da-Índia. São vários os problemas dentários, desde abcessos faciais, o sobrecrescimento dos prés- molares e molares, sobrecrescimento dos incisivos e doença periodontal. As principais causas destas patologias estão estritamente relacionadas com a alimentação (dietas pobres em fibras e ricas em hidratos de carbonos presentes nas rações) e com a genética do animal. Por exemplo, dietas  pobres em feno vão provocar um desgaste anormal dos dentes e consequentemente o sobrecrescimento dos dentes e outras patologias já descritas. É fundamental percebermos que a higiene oral dos animais de estimação também é um fator importante para a saúde destes quanto é para nós. Aconselhe-se sempre com o seu médico veterinário e não menospreze a impacto que uma consulta, pelo menos anual, tem na saúde do seu animal.


“É fundamental percebermos que a higiene oral dos animais de estimação também é um fator importante para a saúde destes quanto é para nós. Aconselhe-se sempre com o seu médico veterinário e não menospreze a impacto que uma consulta, pelo menos anual, tem na saúde do seu animal”.



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal