NOVEMBRO 2017
LER E ESCREVER…
Dra. Miliza Mendes
Terapeuta da Fala
milizamendes@gmail.com

A leitura e a escrita são competências complexas desempenhadas pelo ser humano. Ler e escrever são atos essenciais na sociedade atual, e um dos principais meios de comunicação, socialização e aprendizagem. Como em todas as funções complexas, estas são tarefas que envolvem um desenvolvimento e uma maturação específica de alguns sistemas que, como em qualquer desenvolvimento, envolve um tempo e um processo individual próprio e distinto para cada ser humano.
Para conseguir um bom desempenho ao nível da leitura e escrita, é esperado um bom conhecimento e execução ao nível da fala e dos seus sons, assim como uma boa discriminação destes. Da mesma forma é esperada uma boa capacidade linguística, ao nível do vocabulário, da fonologia, da construção da frase, e consequentemente do discurso. Sugere-se igualmente que haja uma boa capacidade de formular e organizar ideias, e que esta deve refletir-se na oralidade para que a escrita seja consequentemente mais fluida e estruturada. Não nos podemos esquecer que ler implica ainda interpretar, anexando a estas a capacidade de reter a informação à medida que se exerce a tarefa.
A leitura e escrita são duas das áreas, sendo muitas vezes consideradas em conjunto, de intervenção do terapeuta da fala. Estas são trabalhadas tanto na fase pré-leitura e escrita, através da estimulação, resolução de alterações e preparação linguística, quanto na dificuldade, quando ler e escrever já são tarefas complicadas para a criança.
Durante o processo de desenvolvimento infantil chegam à terapia da fala crianças com dificuldades distintas que poderão refletir-se na leitura e escrita, por outro lado também acontecem casos em que a dificuldade, estando especificamente relacionada com estas tarefas, só surge aquando da entrada para a o primeiro ciclo. Com isto a criança poderá apresentar dificuldades relacionadas com as capacidades necessárias para a iniciação à leitura e escrita, ou já situações de erro e dificuldade ao ler e ao escrever. Para que possa ser ajudada, é necessário avaliar adequadamente a situação de forma a iniciar a intervenção o mais rapidamente possível e assim reduzir ao máximo qualquer tipo de frustração ou negação por parte da criança a estes dois atos.
Na sinalização do problema o terapeuta da fala é essencial no trabalho e acompanhamento destas crianças, não diretamente no estudo da leitura e escrita, mas sim no trabalho das competências para estas e no fornecer de estratégias para a sua facilitação.
Na dúvida consulte um Terapeuta da Fala.

“Durante o processo de desenvolvimento infantil chegam à terapia da fala crianças com dificuldades distintas que poderão refletir-se na leitura e escrita, por outro lado também acontecem casos em que a dificuldade, estando especificamente relacionada com estas tarefas, só surge aquando da entrada para a o primeiro ciclo”

 


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