OUTUBRO 2017
APROVADA SEGUNDA TERAPIA GENéTICA PARA TRATAR O CANCRO
A agência federal de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, aprovou na quarta-feira a comercialização da segunda terapia genética no mundo para tratar linfomas agressivos.
Este novo tipo de tratamento consiste em modificar geneticamente o sistema imunitário de um doente para combater as células cancerígenas. A FDA (Food and Drug Administration) já tinha autorizado em agosto a primeira terapia genética, o Kymriah, do laboratório Novartis, para tratar uma forma muito agressiva de leucemia em crianças e adultos jovens.
A Yescarta, aprovada esta semana, foi desenvolvida inicialmente pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e a patente foi adquirida pela empresa Kite Pharma. Esta foi comprada recentemente pelo grupo Gilead por 11,9 mil milhões de dólares.
A terapia foi autorizada pela FDA para adultos que sofrem de uma forma agressiva de linfoma diferente da doença de Hodgkin, que não responderam a uma série de dois tratamentos de quimioterapia.
A doença em causa atinge 3.500 pessoas por ano nos Estados Unidos, de acordo com o grupo Gilead.
Como funciona?
Este tipo de imunoterapia consiste em extrair células imunitárias do paciente para modificá-las geneticamente em laboratório e cultivá-las, antes de reinjetá-las no doente.
O custo do tratamento para pessoa é de 373.000 dólares, mais barato que o Kymriah, avaliado em 475.000 dólares.
A Novartis, no entanto, informou em agosto que não cobraria o tratamento aos pacientes que não respondessem à terapêutica no primeiro mês.

FONTE: SAPO Lifestyle (artigo do parceiro:Nuno Noronha)

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal