JULHO 2017
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA NO MéTODO PREVENTIVO
Dra. Helena Chaves
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC, Curso 5 anos
hchaves22@hotmail.com

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) os fatores que originam as doenças podem ser constitucionais, fatores patogénicos externos ou fatores climáticos, fatores patogénicos internos ou fatores emocionais ou e fatores que não são nem externos nem internos, os chamados fatores do estilo de vida. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrem 3 grandes grupos de doenças nas mudanças sazonais, Primavera, Outono e Inverno. As doenças sazonais podem-se evitar, prevenindo-as, para defender o organismo deve-se tomar medidas preventivas e aumentar a nossas defesas naturais.
Os fatores patogênicos externos ou climáticos, são como o vento, frio, calor, humidade, secura e calor de Verão. Para o padrão ocidental, o vento calor e calor ocorrem principalmente nas infeções por microrganismos ou, no caso do vento calor, para as reações alérgicas.
Os fatores patogênicos internos das doenças, normalmente são apresentados como emoções, incluindo os sentimentos, os pensamentos e o comportamento, por exemplo, o grupo de emoções do elemento Madeira inclui a raiva, a impaciência, irritabilidade, intolerância, hipersensibilidade, frustração e depressão.
O estilo de vida em excesso ou deficiência podem causar a doença. Por exemplo, excesso de trabalho mental pode danificar o Qi do Baço, a falta de exercício físico pode resultar em deficiência e estagnação do qi, a insegurança ou medo pode provocar estagnação qi do coração. 
A saúde depende das energias Yin-Yang e dos Cinco Elementos (metal, madeira, água, fogo e terra), se não há os princípios de preservação da saúde, os fatores perversos e a doença serão contraídos. 
Os Cinco Elementos é a base das Leis da natureza e da vida, segundo a MTC constitui uma ligação com os cinco órgãos (Pulmão, Fígado, Rim, Coração e Baço) do corpo e as estações do ano.
De acordo com a filosofia Taoista, a saúde é um estado que resulta do equilíbrio harmonioso entre as duas forças do universo e o corpo humano, ou seja, no processo de saúde-doença, qualquer rotura no equilíbrio yin-yang conduzirá inevitavelmente ao aparecimento de um "estado de não saúde".
A prevenção das doenças através da promoção da saúde e do tratamento precoce das desarmonias, ocupa desde tempos imemoriais um papel de relevo na MTC.
A capacidade de defesa do organismo contra a ação dos inúmeros agentes patogénicos deve-se ao Wei Qi (Qi defensivo), o qual é responsável pela manutenção do balanço relativo entre o exterior e o interior do corpo humano e, entre este e o meio ambiente. A eficácia da acupunctura e moxabustão permite uma terapêutica preventiva, pelas suas ações reguladora e revitalizadora do Wei Qi.


Acupunctura
A acupunctura, é a combinação de pontos sendo vista como estímulo para reequilibrar o organismo, promovendo maior longevidade. Um equilíbrio entre os pontos yin e yang, obtemos a uniformidade do fluxo de yin e yang nos meridianos e por sua vez tonificamos os órgãos e o Wei Qi, em prática clinica o equilíbrio entre yin e yang pode ser visto sob diferentes pontos de vista, pontos de equilíbrio externo e interno dos pares de meridianos, equilíbrio com os meridianos yin e yang não relacionados, entre o equilíbrio dos pontos de conexão e dos pontos fonte, equilíbrio yin e yang de acordo com os ramos celestiais, procedimentos que consistem de acordo com o Ciclo de Dominação dos Cinco Elementos. Os pontos Shu Antigos ou os cinco pontos de transporte, estão diretamente relacionados com as estações sazonais, podem ser utilizados de acordo com o seu ciclo, por esta mesma razão, são os pontos de entrada dos fatores patogénicos externos tais como frio, humidade, calor e vento, e também por ser a localização onde o Qi muda de polaridade do Yin para o Yang ou vice-versa.

Moxabustão
A origem da moxabustão remota à época do aparecimento do fogo e a sua eficácia tem sido demonstrada ao longo de milhares de anos de prática clínica. Tem uma longa história como um dos métodos terapêuticos complementares da acupunctura e, de acordo com alguns clássicos da literatura médica chinesa, muito utilizada no fortalecimento da saúde e na profilaxia de algumas doenças crónicas. A moxabustão é uma técnica terapêutica, com os mesmos princípios da acupuntura, ao ser queimada a erva Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris, elimina frio e humidade do corpo, como método preventivo tonifica e fortalece a saúde.
A consulta de Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura devem ser realizadas 4 vezes ao ano, nas mudanças de estação, como caráter de prevenção e não de tratamento deve-se tonificar o Yang na Primavera e no Verão, e tonificar o Yin no Outono e no Inverno.
A prevenção da saúde, pode prevenir muitas doenças, visto que, surgem sintomas agudos, como dores, cansaço, como também podem levar a situações mais graves e crónicas, como exemplo de quadros depressivos, ansiedade, anemia, asma. 
E, recomenda-se o Plano Nacional de Vacinação, é um passo no sentido da prevenção e antecipação à doença, prevenção essa a doença que a MTC e Acupuntura tanto defendem.


“A consulta de Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura devem ser realizadas 4 vezes ao ano, nas mudanças de estação, como caráter de prevenção e não de tratamento deve-se tonificar o Yang na Primavera e no Verão, e tonificar o Yin no Outono e no Inverno”


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal