JUNHO 2017
A MELHOR PRENDA DE TODAS: A TUA COMPANHIA!
Dra. Mara Abreu
Psicóloga Educacional
mmaraabreu@hotmail.com

Quando era pequenina, adorava passar horas na cozinha, na companhia da minha mãe, a confecionar bolos e outras doçarias. Enquanto cozinhávamos, falávamos sobre a escola e outras coisas importantes da vida, tais como: qual seria o passeio de domingo, que brincadeiras faríamos no verão e como seria a decoração da próxima festa de anos. Com o meu pai, aprendi a gostar de desporto e desde cedo fui uma das suas companheiras de longas caminhadas. Na sua companhia, sentia-me invencível, capaz de percorrer longas distâncias porque sabia, que se o cansaço me vencesse, eu caberia sempre no seu colo, para enfrentar o regresso a casa. Esta foi a melhor prenda que recebi dos meus pais: a sua companhia, atenção e carinho. Acredito que fez toda a diferença na minha vida e reflete-se na pessoa que sou hoje.
Por tudo isto, quero dizer-vos, pais, que a melhor prenda que poderão dar aos vossos filhos é, sem dúvida, a vossa companhia. Eu bem sei que é difícil gerir a rotina, com todas as exigências que a mesma impõe. Sei também que, chegar ao fim do dia com energia suficiente para despender algum tempo (de qualidade) com as vossas crianças é um ato heroico. Mas, acreditem, não é de todo impossível. Basta valorizar as oportunidades que estão à sua volta: a confeção do jantar, por exemplo, poderá traduzir-se em momentos de aprendizagem, um impulso até para a autonomia dos mais novos quando chega o momento de colocar os pratos na mesa; o tempo de regresso a casa poderá servir para partilhar coisas boas que aconteceram durante o dia, desafios e dificuldades que conseguiram ultrapassar (e valorizar cada passo que vos aproxima de grandes objetivos); a leitura, uma atividade simples mas que muito contribui para o gosto pelo mundo das letras e que aproxima pais e filhos na hora de dormir. Existem muitas outras atividades que poderão fazer em conjunto: jogos de tabuleiro, um puzzle, uma ida ao cinema, ao parque, um piquenique com a família alargada num jardim da cidade.
O mais importante, é que a criança tenha um crescimento saudável e feliz, e para isso, deverá compreender de forma clara, o lugar importante e insubstituível que ocupa na sua família e ver concedido o seu direito de ter tempo de qualidade com os seus pais. 

“A melhor prenda que poderão dar aos vossos filhos é, sem dúvida, a vossa companhia. Eu bem sei que é difícil gerir a rotina, com todas as exigências que a mesma impõe. Sei também que, chegar ao fim do dia com energia suficiente para despender algum tempo (de qualidade) com as vossas crianças é um ato heróico



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal