JUNHO 2017
YOGA PARA BEBéS E CRIANçAS, PORQUê?
Dra. Ana Correia 
Educadora de Infância
Professora de yoga para bebés e crianças
Facilitadora de Meditação Infantil

PORQUE AS CRIANÇAS TAMBÉM SE CANSAM…

É verdade. As crianças também se cansam, também sentem stress no seu dia-a-dia e também sentem o tempo a voar.
Neste mês, em que comemoramos o Dia Internacional da Criança, seus deveres e direitos, nada mais adequado do que falarmos de algo que as pode ajudar, e a nós pais também, a lidar melhor com a ansiedade, com as pressões, com o stress, o Yoga.
Mas falemos um pouco sobre o que é o Yoga. É um sistema de princípios, crenças e práticas associadas à arte e ciência do viver humano. Aliando o lado físico, comportamental, mental e emocional, trabalhamos o ser de uma forma integral e harmoniosa promovendo sensações de bem-estar e plenitude. 
O yoga torna-nos fortes e flexíveis, seja de corpo, de mente ou de espírito.
Ao longo do meu percurso, enquanto profissional de educação, tive o privilégio de contactar com muitas crianças e suas famílias e, com todas as problemáticas inerentes. Pude constatar que as crianças de hoje são, como nós pais, vítimas de um ritmo demasiado acelerado. A nossa corrida diária leva-nos a querer resultados rápidos e tudo para ontem. 
Esta realidade já não é nova, no entanto, no meio desta correria, o que podemos fazer para de alguma forma darmos às nossas crianças ferramentas para que possam gerir tudo isto e crescerem mais fortes e seguras de si?
A respiração é a melhor e a mais simples técnica que nos ajuda a todos, miúdos e graúdos. 
Parar 60 segundos, permanecer em silêncio se possível e, fazer uma respiração profunda é milagroso. Não é preciso mais nada senão parar e respirar com calma. Aqui entra a prática da meditação e do yoga. Segundo Tara Fraser, 2009, «O Yoga é o antídoto perfeito para travar a velocidade, por vezes descontrolada, da vida moderna.»
Em muitos países já se tornou procedimento corrente praticarem yoga antes das aulas, seja nas escolas, infantários ou outros estabelecimentos.

A prática inicia-se trabalhando o corpo físico, a respiração, o relaxamento e a concentração. Como diz (Inácio, Estela, 2015) «No yoga é o momento presente que conta. Se fizermos tudo depressa, o momento foge e nem usufruí.» 
E que melhor momento para parar, dirigir toda a atenção para dentro, ligando-nos à respiração e nos sintonizarmos connosco próprios do que um momento único com os nossos filhos?
A prática do Yoga promove um estímulo multissensorial para os bebés/crianças pois junta o toque, o som, o movimento e o contacto visual com o adulto tornando-a numa experiência única e rica de partilha entre pais e filhos.

Razões para os pais quererem praticar yoga com os seus filhos:

- Construção de um vínculo afetivo profundo
- Sono de maior qualidade
- Aprender a acalmar o bebé/criança/si próprio
- Ajuda a adquirir confiança
- Reduz o stress
- Reduz a ansiedade
- Momentos especiais de dedicação ao bebé/criança
- Atividade física estruturada e intencional

As famílias que procuram esta prática procuram compreender melhor os seus filhos e descobrem momentos únicos de partilha, aprendizagem e ligação afetiva. Vivencia-se o momento presente, a consciência do saber estar e do saber ser ao contrário do que acontece no nosso quotidiano em que somos constantemente avaliados e julgados pelo saber fazer. 
Fortalecer a ligação afetiva, compreender melhor a criança, aprender algumas posturas e movimentos para o bem-estar físico e psicológico de todos fazem parte dos benefícios da prática de yoga.
Cuidar do nosso bem-estar tem de começar por dentro, e esta é também uma das bases fundamentais do yoga. Temos de dirigir toda a atenção plena para dentro de nós e de nos consciencializarmos da respiração, o que nos vai levar a acalmar a mente e a permanecermos no momento presente, o aqui e o agora. Parece complicado? No início talvez, devido às nossas rotinas e ao nosso ritmo acelerado mas, com o tempo e com a prática vão perceber que não é.
Se um adulto relaxa, a criança relaxa; se o adulto se diverte, a criança se diverte; se o adulto é feliz então, a criança também será feliz!
Espero ver-vos em, breve num tapete de yoga por perto. Até já! 
Namasté!


Benefícios da prática de yoga:
- Os exercícios de respiração aumentam a concentração, fortalecem os músculos abdominais, acalmam e equilibram os níveis de energia;
- As posturas ajudam a manter um bom funcionamento do sistema imunitário, respiratório, circulatório e digestivo enquanto fortalece e tonifica os músculos corporais, mantendo a flexibilidade das articulações e uma postura saudável;
- Ajuda a consciencializarem-se do seu corpo, da sua respiração bem como a sua utilização no espaço;
- Aumenta a autoconfiança e a autoestima;
- Relaxa e liberta ansiedades e tensões acumuladas do dia-a-dia;
- Aumenta coordenação e equilíbrio;
- Estimula criatividade e imaginação através dos jogos, canções e histórias;
- Relaxam e dormem melhor;
- Descobrem um sentido de consciência e de respeito por eles próprios, pelos outros e pelo mundo que os rodeia.


Razões para os bebés/crianças praticarem yoga:

- Ajudar a dormir melhor
- Melhorar a digestão e aliviar as cólicas
- Desenvolver um estilo de vida saudável
- Fortalecer o vínculo mãe/pai e bebé
- Desenvolver a autoestima e autoconfiança
- Reduzir o stress e aprender a relaxar
- Aumentar a sua consciência corporal


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal