MAIO 2017
ÓCULOS DE SOL
Dra. Lassalete Afonso
Optometrista
letafonso@hotmail.com

Com a aproximação do verão, das férias, da praia e do sol começa a corrida ao óculo de sol.
A moda cada vez mais efémera e o consumismo desenfreado deixam a qualidade das lentes muitas vezes para segundo plano. E no mundo global e virtual em que vivemos ter acesso á enorme propaganda das marcas, tamanhos, feitios, cores e preços de óculos de sol está ao passo de um clique.
Por outro lado é cada vez maior o número de alertas dados por dermatologistas e oftalmologistas.
A pele é o maior órgão do corpo humano e é preciso protegê-la das radiações ultravioletas. Os olhos são o órgão mais exposto do corpo e as suas terminações nervosas são 15 vezes superior às que temos nas pontas dos dedos, por exemplo. Por isso também precisam de proteção.
O uso de óculo de sol é uma necessidade primária para a saúde ocular e não deveria ser só objeto ou acessório de moda. Assim sendo a escolha do óculo de sol deveria ser um ato de responsabilidade de quem escolhe e de quem vende!
A principal função dos óculos de sol é a de proteger os olhos contra as radiações ultravioleta ( UV ) A e B.
 
Uma exposição em excesso a esta radiação pode provocar a longo prazo problemas na retina ( localizada no fundo do olho ), á formação de pterígio ( uma pele vulgarmente conhecida por " carninha" sobre a conjuntiva ). A catarata é outra
 
patologia muitas vezes associada á radiação ( perda de transparência do cristalino - lente intraocular - tornando a visão turva ) e á sua exposição prolongada. É sabido que estas patologias ocorrem mais frequentemente em climas tropicais ou em lugares mais próximos do mar e das serras. Mais uma boa razão para nos protegermos com um bom óculo de sol nesta bela ilha que é a Madeira.
Na altura de comprar um novo par de óculos de sol deve-se procurar sempre e antes de tudo o mais a marca CE - que certifica que estão homologados segundo a diretiva da comissão europeia.
Depois procurar na lente ( sob a forma de holograma ou autocolante ) ou no interior das hastes o nº certificado que deve ser preferencialmente "100% UV", "proteção 400" ou filtro "3" ou "4". Atenção que a lente pode ser escura mas se não tiver o filtro apropriado a pupila, na inibição da luz, dilata e acaba por ficar mais exposta à radiação UV. Os óculos de sol nunca téem a proteção suficiente para olhar diretamente para o sol!! Muito cuidado!!
O tamanho e o formato do óculo que se ajusta ao rosto importam para proteger as pálpebras ( do aparecimento de cetos cancros da pele ) e o globo ocular em todos os ângulos nomeadamente na incidência lateral.
A cor das lentes é importantíssima embora a sua escolha tenha uma norma  a seguir como a estação do ano, a hora do dia, a atividade a que se destina, a ametropia, a cor dos olhos, etc.. Por vezes, neste campo, a sensibilidade cromática e a sensibilidade á luz ( olhos claros são por norma muito sensíveis á luz por terem menos pigmentação como a melanina. Mas há olhos castanhos que enganam pois aparentam ser muito escuros por fora e não se verifica o mesmo no interior ).
As lentes castanhas e fumadas são indicadas para dias claros pois realçam contrastes e detalhes. As lentes laranja e amarelas destacam contraste e profundidade e por isso são ideais para usar pela manhãzinha ou em dias de chuva e nevoeiro.
As lentes azuis de certa forma também são indicadas  para o tempo encoberto e fim de tarde. Os vermelhos e rosa téem um caráter fashion mas não devem ser usadas em situações de muita luminosidade ( ideais para eventos e também escolhidas por dentistas devido á exposição UV a que estão sujeitos ).
O verde escuro-militar dá-nos uma boa perceção das cores e um contraste adequado em ambientes com bastante luminosidade ( indicada para atividades ao ar livre ). O cinza, pela sua neutralidade é muito indicado na nossa ilha porque somos submetidos a frequentes alternâncias de luminosidade e "capacete".
As lentes espelhadas absorvem 100% os raios UVA e UVB sendo o filtro solar mais eficiente para dias ensolarados e em atividades ao ar livre.
As lentes polarizadas filtram até 99% do brilho da luz refletida na horizontal deixando apenas passar a luz vertical. São extremamente úteis e confortáveis para a condução ( especialmente ao amanhecer e entardecer), pesca, desportos náuticos e na neve.
Para quem não tem ametropias ( astigmatismo, hipermetropia e miopia ), a escolha do filtro, da cor da lente e do tamanho da armação são as 3 caraterísticas necessárias e suficientes na escolha do óculo de sol.
No caso de haver um defeito refrativo e na necessidade de graduar as lentes de sol ( sim, isso é possível! ) a curvatura do óculo é caraterística condicionante. Quanto maior a ametropia menor deve ser a curvatura do óculo pois isso provoca sempre mais aberrações cromáticas e axiais na periferia das lentes.
Para quem usa lentes de contato a curvatura volta a não ser condicionante.
Os óculos de sol devem conferir sempre conforto e uma boa visão sem alterar a cor ou a forma das coisas e das superfícies que vemos.
Mesmo quando o sol está encoberto por nuvens devemos utilizar lentes oftálmicas coloridas e com proteção UV porque a radiação - essa é cada vez mais intensa.
Para que possamos ver e disfrutar das coisas bonitas que a nossa ilha tem usemos portanto óculos de sol de qualidade equivalente




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal