MAIO 2017
SOL
Dra. Sofia Ferreira
Farmacêutica na Farmácia do Caniço
sofia.ferreira@farmaciadocanico.pt

Com o Verão e os dias quentes a chegar, deve aumentar a preocupação em proteger a nossa pele dos efeitos da radiação solar! Apesar de estarmos mais alerta para esta situação nos meses de calor, é aconselhável a proteção solar das áreas expostas durante todo o ano!
Quando falamos em proteção contra a radiação solar estamos a nos referir à radiação ultravioleta (U.V.) que atravessa a camada do ozono (UVA e UVB), já que a radiação UVC não atinge a terra pois a totalidade da radiação UVC é filtrada e absorvida pela camada de ozono bem como cerca de 90% da radiação UVB.
Assim, a radiação que atinge a superfície terrestre corresponde, maioritariamente, à radiação UVA e a uma pequena percentagem de UVB. Daí ser importante, quando escolhemos um protetor solar, garantir que além dos UVB ele também garante proteção para os UVA.
Como é sabido por todos nós, a radiação U.V. tem efeitos nocivos evidentes sobre a nossa pele, pois diariamente ao atingir a nossa pele a radiação solar penetra profundamente podendo desencadear reações imediatas como as queimaduras solares, alergias ao sol e o bronzeado, mas também e mais preocupante, pode originar danos a longo prazo, resultantes de um acumular de exposição á radiação ao longo de anos, como o envelhecimento cutâneo precoce e danos celulares que predispõem ao cancro da pele.
Falando agora um pouco da radiação solar, são os raios UVA com intensidade constante ao longo de todo o ano, seja Verão ou Inverno, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, pois ao penetrar profundamente na nossa pele, alteram as fibras de elastina e colagénio e como resultado dessas alterações surgem as rugas, flacidez, pele seca e hiperpigmentação (manchas).
Já os raios UVB têm a sua incidência aumentada nos meses de Verão e são eles os responsáveis pelas queimaduras solares e alterações cutâneas que predispõem ao cancro da pele.

A pele
Uma das funções da pele é a proteção e também conservação da boa saúde das suas camadas inferiores, nomeadamente da derme, é a este nível que se encontram os melanócitos, que são células que perante o sol, começam a produzir uma substância, a melanina, de cor acastanhada. Este é o pigmento que dá cor à pele, que sobe lentamente até à sua superfície originando o tão desejado bronzeado. Mas este processo de defesa e proteção é gradual e leva entre 48 a 72 horas a acontecer.
A quantidade de melanina é dependente de fatores genéticos. Pessoas de pele muito clara possuem pouca melanina na pele, enquanto pessoas de pele morena possuem grande quantidade deste pigmento.
Quanto mais melanina a pele possui, mais resistente ela é à radiação ultravioleta. Por isso, pessoas de pele muito clara têm muita facilidade em se queimar quando se expõem ao sol sem proteção, enquanto pessoas de pele muito escura conseguem expor-se ao sol por maiores períodos sem sofrer qualquer queimadura.
É importante referir que não adianta abusar do sol! O bronzeado é um processo gradual que requer no mínimo 48h a acontecer!

Como nos devemos proteger:
- Evitar a exposição solar, entre as 11 e as 16 horas;
- Durante a exposição ao sol, use proteção adequada: chapéu de aba larga, óculos escuros com proteção para a radiação UVA e UVB, guarda-sol, protetor solar (fator de proteção superior a 30) e roupa leve, larga, de cores claras, de algodão, que cubra a maior parte do corpo;
- Os idosos e as crianças até aos três anos não devem ir à praia nos dias de calor intenso, ou então, apenas no início da manhã e ao fim da tarde. As crianças mais pequenas devem evitar a exposição solar direta;
- Nos primeiros dias tente expor-se apenas alguns minutos seguidos e a exposição deverá ser gradual, aumentando todos os dias o tempo de permanência ao sol, de acordo com a tolerância de cada um;
- O protetor solar, como já foi referido é essencial. Use um bom protetor solar, independentemente de estar bronzeado ou não e escolha-o de acordo com o seu fototipo. Garantido sempre que tem proteção contra os UVB e UVA!
Este deverá ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição solar e deverá ser renovado de 2 em 2 horas e após cada banho de mar! Se transpirar muito, deve renovar a aplicação mais frequentemente.
- Importante não esquecer, a ingestão de muitos líquidos durante a exposição ao sol!

Conheça o seu fototipo:



















Para finalizar, importa referir que, como todos sabemos, a exposição solar também é benéfica: o sol é importante para o estado de humor do indivíduo, na síntese de vitamina D, na absorção e fixação de cálcio, assim como é fundamental na grande parte das funções metabólicas, musculares, cardíacas e neurológicas.




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal