ABRIL 2017
ATIVIDADE FíSICA REDUZ “MORTES EVITáVEIS”
Dr. Patrício Vieira
Professor de Educação Física
patriciovieira7@hotmail.com

No dia 6 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física, dia que foi instituído pela Organização Mundial de Saúde, como forma de alertar para as consequências da inatividade física e sensibilizar para que a população em geral se torne mais ativa.
A inatividade física é, hoje em dia, considerada como um dos principais fatores de risco para as chamadas doenças crónicas não transmissíveis, tais como a diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, entre outras.
Vamos analisar agora três conceitos importantes para perceber esta questão. O conceito de saúde e os de atividade física e exercício físico, que ao contrário do que muitos pensam, não são exatamente a mesma coisa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde é um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou incapacidade”, sendo importante estar bem nos três fatores. A atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético, podendo ser planeada ou não. Por sua vez, o exercício físico é o termo usado para descrever todas as atividades físicas que permitem melhorar ou manter uma ou mais componentes da aptidão física, tal como a resistência, a força, a velocidade, a flexibilidade. Desta forma podemos considerar o exercício físico como uma subcategoria da atividade física.
Hoje em dia, defende-se que a atividade física/ exercício físico é uma forma eficaz de reduzir as “mortes evitáveis”, “sendo estas consideradas como mortes teoricamente evitáveis através de intervenções de carácter preventivo ou curativo.”

A prática regular de atividade física/ exercício físico apresenta inúmeros benefícios para melhorar a nossa saúde, tais como:

- Evita o excesso de peso e a obesidade;
- Faz bem ao coração e aos vasos sanguíneos;
- Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2;
- Previne o aparecimento de certas doenças;
- Diminui o risco de vários tipos de cancro;
- Fortalece os ossos;
- Reduz a tensão arterial e o colesterol;
- Melhora a autoestima;
- Ajuda a controlar o stress;
 - Aumenta os níveis de energia e diminui o cansaço;
- Contribui para melhorar a concentração e para o bem-estar físico e psicológico.

Felizmente e segundo a Organização Mundial de Saúde, acumular pelo menos 150 minutos de exercício físico por semana, é suficiente para beneficiar destas vantagens. Para além disso, existem pequenos gestos do dia-a-dia, que podemos alterar, de forma a sermos mais ativos, tais como utilizar as escadas em vez do elevador, caminhar em vez de utilizar sempre o automóvel, no local de trabalho levantar com regularidade. Por sua vez, deveremos acrescentar alguns exercícios físicos ao longo da semana, tais como andar de bicicleta, caminhadas e praticar ginásio, sendo talvez esta a forma mais segura e eficaz de atingir alguns objetivos e debelar alguns dos problemas falados anteriormente, pois será acompanhado e aconselhado por profissionais da área.
Dito isto, por favor, “mexa-se, pela sua Saúde”!

“A inatividade física é, hoje em dia, considerada como um dos principais fatores de risco para as chamadas doenças crónicas não transmissíveis, tais como a diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, entre outras”.




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal