MARçO 2017
NOVO TRATAMENTO PARA OS MIOMAS UTERINOS PODE SALVAR úTERO
Um estudo europeu multicêntrico, apresentado na Figueira da Foz na 188.ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), e que avalia a nova abordagem terapêutica aos miomas uterinos, revela que, das 1473 mulheres envolvidas, cerca de 61% não teve de se submeter a qualquer cirurgia de remoção de miomas uterinos ou remoção total do útero.
Os dados publicados agora pela revista "European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology" revelam ainda que os sintomas moderados e severos dos miomas uterinos referidos pelas doentes, como é o caso de hemorragias, anemia, dores abdominais e sintomas de pressão, diminuíram significativamente com a administração do acetato de ulipristal, único tratamento médico não invasivo, que igualmente melhorou a sua qualidade de vida.
“Este estudo comprova que o novo tratamento de acetato de ulipristal pode permitir uma terapêutica conservadora e evitar a remoção do útero. Esta mudança no tratamento dos miomas uterinos representa uma evolução importante em termos médicos com um impacto positivo na vida da mulher", avança Margarida Martinho, presidente da Secção Portuguesa de Endoscopia Ginecológica da Sociedade Portuguesa de Ginecologia.
"Esta abordagem conservadora no tratamento dos miomas tem um potencial impacto positivo em termos de gastos para o Serviço Nacional de Saúde na medida em que se evitam os custos diretos com as cirurgias, assim como os custos indiretos atribuíveis, ao período de recuperação pós-operatória", comenta ainda a especialista.
2 milhões de mulheres afetadas
Os miomas uterinos são a principal causa de histerectomias (remoção total do útero) em Portugal e são os tumores benignos mais comuns do trato genital feminino afetando entre 30 a 70% da população feminina em geral e 20 a 40% das mulheres em idade reprodutiva. Em Portugal, estima-se que afete cerca de 2 milhões de mulheres.
Os países envolvidos neste estudo foram Portugal, Alemanha, França, Reino Unido, Roménia, Suécia, Polónia, Hungria, Eslovénia e Áustria.

FONTE: SAPO lifestyle


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal