JANEIRO 2017
STRESS E DORES NAS COSTAS
Dra. Sónia Quelhas
Professora de Educação Física
soniaquelhas@hotmail.com
 
Agora que a “festa” terminou, ou quase, é tempo de baixar a adrenalina no corpo, o stress da correria e consciencializar-se do seu corpo, porque só tem um e necessita ouvi-lo e cuidar dele. Verifica-se nesta altura do ano um frenesim diário, um ritmo mais acelerado, exigindo mais a nível sensorial e mental, com diminuição progressiva da atividade muscular e aumento das posturas tensas, incorretas e mais fixas. 
Antes de mais, pense que andou mais sentado, mais stressado, mais tenso, mesmo para aqueles que habitualmente vão ao ginásio, é uma altura do ano em que pouco põem lá os pés. E muitas vezes, sentem desconforto na coluna - “doem as cruzes” - e não sabem porquê… 
Pois bem, o stress pode também causar tensão muscular. A tensão reduz a circulação sanguínea, que por sua vez, reduz a quantidade de oxigénio e nutrientes que deveriam chegar aos músculos (os músculos podem ser tão tensionados ao ponto de causar espasmo muscular).  
Segundo alguns cientistas americanos (AlcoPrime 2011), a maior causa de doenças e oxidação é o stress, uma vez que o acumular de resíduos ácidos – bioprodutos da atividade muscular – nos tecidos pode causar fadiga e dor. Está provado que as causas mais comuns de dores de costas estão geralmente relacionadas com as más posturas.  
Muitas vezes, uma tensão muscular mínima causa dor e desconforto, exemplo disso é a dor ciática, que pode tornar-se mais intensa quando a pessoa se sente mais stressada. Para estas pessoas, o simples facto de levantar algo pouco pesado, pode tornar-se quase impossível. 
Aconselha-se exercícios simples de alongamentos, pois podem ajudar a aliviar o stress e relaxar os músculos tensos. Por isso é importante não descuidar as posturas e exercitar-se, o controlo do stress é um processo contínuo e como se sabe o exercício ajuda a fortalecer os músculos, logo a aliviar a tensão acumulada. O Pilates é um bom exemplo disso, uma vez que reúne movimentos que melhoram/aumentam a força e a flexibilidade, beneficiam a respiração e proporcionam sensação de bem-estar. O acompanhamento de um bom profissional ajuda na correção postural, conduzindo a uma melhoria significativa no bem-estar geral do indivíduo. 
Inconscientemente ou não, fazemos inúmeros erros no dia-a-dia, exemplo disso é o modo como nos sentamos: o movimento de cruzar as pernas desalinha a coluna vertebral devido ao movimento na região pélvica; mesmo quem não cruza as pernas, deve tomar atenção ao modo como se senta na cadeira, as pernas não devem estar unidas, mas sim ligeiramente afastadas da largura da anca, para favorecer a região lombar e pélvica. Fazer movimentos bruscos na região do pescoço (como por exemplo, estalá-lo), está contraindicado, uma vez que favorece o surgimento de artroses precocemente. 
Por tudo isto, manter a forma através do exercício físico e controlo do stress, são importantes para o tratamento e prevenção de dores de costas.  

Aconselha-se exercícios simples de alongamentos, pois podem ajudar a aliviar o stress e relaxar os músculos tensos. Por isso é importante não descuidar as posturas e exercitar-se, o controlo do stress é um processo contínuo e como se sabe o exercício ajuda a fortalecer os músculos, logo a aliviar a tensão acumulada. O Pilates é um bom exemplo disso, uma vez que reúne movimentos que melhoram/aumentam a força e a flexibilidade, beneficiam a respiração e proporcionam sensação de bem-estar. 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal