NOVEMBRO 2016
LENTES DE CONTATO
Dra. Lassalete Afonso
Optometrista
letafonso@hotmail.com

As lentes de contato são cada vez mais procuradas pela população com défice visual. Por serem mais cómodas, mais estéticas, pela liberdade que é ver sem próteses nas orelhas e no nariz!
Mas as lentes de contato não deixam de ser um corpo estranho que deve ser sempre testado, adaptado e controlado pelo oftalmologista e/ou optometrista, não sendo indicadas em casos de alergias, infeções, olho seco ou outras doenças oculares.
A tecnologia das lentes de contato está tão avançada e abrangente que já não exclui alguns grupos etários ou ametropias. Há uns anos atrás a franja de utilizadores de lentes de contato era restrita a míopes, hipermetropes e alguns astigmatas em idades mais ou menos compreendidas entre os 15 e 50 anos. Hoje há uma vasta oferta em parâmetros, em matérias e graduações. Há lentes apropriadas para crianças e para maiores de 40 anos (lentes multifocais).
As preferências individuais a nível de conforto, preço e durabilidade variam conforme a idade, a necessidade visual e a atividade de cada um.
Há lentes de contato diárias, quinzenais e mensais e todas elas têm vantagens e desvantagens.
As lentes de contato diárias são usadas por um dia e depois deitadas fora. São sempre um pouco mais caras, mais restritas em altos astigmatismos e adições e menos permeáveis aos gases. Por outro lado, dispensam o uso de líquidos de manutenção e não há o risco de acumularem sujidade e bactérias.
As lentes de contato mensais são tipicamente lentes de silicone hidrogel altamente permeáveis ao oxigénio. São muito confortáveis, mas têm de ser colocadas e retiradas todos os dias. Assim sendo são mais recetivas a contrair depósitos e bactérias. São um pouco mais baratas, mas exigem a utilização de uma solução de manutenção e desinfeção diária.
A validade das lentes de contato funciona um pouco como a validade dos iogurtes: abriu? Consumiu!
As diárias não se podem voltar a usar uma vez retiradas do olho, devido à sua composição. As mensais duram 30 dias a partir do momento em que se abre o blister, mesmo que não se use todos os dias! O tempo de utilização também deve ser controlado não ultrapassando na maioria dos casos as 8 horas diárias.
Pela sua saúde ocular não prolongue o tempo de utilização nem a validade das suas lentes mesmo que pareçam em bom estado. É sempre um risco e pode ser a causa da maior parte das infeções oculares.
Faça delas um complemento e não uma alternativa aos seus óculos.

“Pela sua saúde ocular não prolongue o tempo de utilização nem a validade das suas lentes mesmo que pareçam em bom estado. É sempre um risco e pode ser a causa da maior parte das infeções oculares”


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal