NOVEMBRO 2016
NUNCA é TARDE DEMAIS PARA DEIXAR DE FUMAR!
Dra. Sofia Ferreira 
Farmacêutica da Farmácia do Caniço
sofia.ferreira@farmaciadocanico.pt

Fumar afeta não só a vida do próprio fumador, mas também a vida de todos os que o rodeiam, entre família, amigos, colegas de trabalho…
Para quem tem dúvidas enumeramos de seguida alguns dos fatores que poderão servir de ancoragem para iniciar um “grande desafio”!
É sabido por todos nós que o tabaco, a longo prazo, é uma das principais causas de morte, seja por cancro (pulmão, pele e boca), doenças do foro respiratório, doenças circulatórias… mas se pensarmos bem, diariamente os seus efeitos nefastos, apesar de muito discretamente também se vão sentindo:
- os fumadores são muito mais propensos a ter olheiras e papos, assim como a desenvolver cataratas precocemente;
- fumar escurece os dentes, aumenta a probabilidade de aparecimento e ou agravamento de cáries dentárias e escure o esmalte dentário;
- também ao nível da pele os seus efeitos são marcantes, pois a nicotina danifica as fibras elásticas da pele, que conferem elasticidade e firmeza à nossa pele, originado o aparecimento precoce das chamadas rugas de expressão; o cabelo também tende a ficar baço e seco e há maior propensão ao aparecimento de cabelos brancos;
- uma outra questão que tem cada vez mais impacto na nossa vida é o facto de o tabaco estar relacionado com o aumento da dificuldade de engravidar, pois pode causar infertilidade;
- para além de tudo isto importa referir que corresponde a uma verdadeira prestação nas contas mensais das famílias portuguesas!
Por tudo isto é mais que sabido que o tabaco leva á perda de anos de vida saudável!
Este é um processo difícil e requer muitas vezes o acompanhamento de uma equipa multidisciplinar, pois interfere com várias áreas da nossa vida: a vontade de comer e de ingerir alimentos particularmente ricos em energia é frequente, além de haver uma diminuição no nosso metabolismo o que poderá provocar um ligeiro aumento de peso, daí a necessidade de recorrer a acompanhamento nutricional; também ocorre uma melhoria do paladar e do olfato o que inevitavelmente com muita facilidade será mais um fator que contribuirá para o aumento de peso neste processo, também o facto de não saber o que fazer com as mãos pode conduzir ao aumento do consumo de alimentos como forma de “compensação” e aqui alertamos para uma outra área que também será necessário vigiar e que é a parte psicológica que muitas vezes é afetada, durante este processo é muito frequente ocorrerem algumas alterações ao nível do comportamento, nomeadamente, mais stress, mais ansiedade, maior irritabilidade…daí também ser importante assegurar apoio psicológico caso haja essa necessidade.
E depois e mais importante do que tudo, é necessário haver vontade e comprometimento em atingir os objetivos propostos!
O tabaco é um vício e é um vício que causa não só dependência física (pela nicotina) mas também dependência psicológica.
Para esta dependência física provocada pela falta de nicotina, existem no mercado várias alternativas que podem auxiliar quem pretende iniciar e vencer esta «batalha» e estamos a falar dos sistemas transdérmicos semelhantes a um penso que contém a nicotina na face que fica em contacto com a pele. Existem várias dosagens, de acordo com o número de cigarros que se fuma por dia e quando em contacto com a pele levam 24 horas a ser absorvidas aliviando assim, ao longo do dia os sintomas da privação da nicotina.
Para além dos pensos também existem as pastilhas, que também contém nicotina que é libertada lentamente à medida que a pastilha vai sendo dissolvida na boa. Estas, ajudam a aliviar os sintomas associados à cessação tabágica, tais como insónias, irritabilidade, ansiedade ou agitação, e ajudam a reduzir o desejo e a resistir aos cigarros. Muitas vezes são usadas para substituir o impulso de levar o cigarro á boca.
Contudo e porque não é um processo fácil quando os sintomas de privação do tabaco não se conseguem ultrapassar sem ajuda, poderá sempre recorrer a ajuda especializada, uma vez que existem ao nível dos Centros de Saúde consultas médicas especializadas nesta área. O importante é não desistir!!!

“Os fumadores são muito mais propensos a ter olheiras e papos, assim como a desenvolver cataratas precocemente;
Fumar escurece os dentes, aumenta a probabilidade de aparecimento e ou agravamento de cáries dentárias e escure o esmalte dentário;”



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal