JULHO 2009
CUIDADOS A TER COM ACTIVIDADE FíSICA NO VERãO

“Trabalho é o exercício continuado até à fadiga; exercício é trabalho feito só enquanto dá prazer”

José Pedro Jacinto*

Durante o Verão, o clima favorável e até a disponibilidade de tempo proporcionada pelo período de férias, incentivam os indivíduos sedentários, a iniciarem actividades físicas. Por definição, a acctividade física  é qualquer movimento corporal que resulte num determinado gasto de energia (ex: subir um lance de escadas).

O exercício físico é uma  actividade física que envolve a realização de movimentos repetitivos  e intencionais, de  determinados grupos musculares. A actividade desportiva ou competitiva é aquela  actividade física que visa superar limites pessoais ou ainda vencer adversários .  

 O exercício tem uma forte componente preventiva, mais do que curativa, pois o exercício é uma arma muito importante da terapêutica ou reabilitação de muitas doenças, e ainda mais na sua prevenção.

A prática de actividade física exagerada (sem limites) pode levar a exarcebação de condições fisicas pre-existentes (ex: asma). Entenda-se por exagero: exercícios repetidos de elevada intensidade, que podem conduzir a lesões de sobrecarga nas articulações, tendões e músculos. Devemos respeitar os nossos limites físicos, não esforçar, mesmo quando achamos que estamos adaptados ao volume e a intensidade do  exercício aplicado, ou de uma prova desportiva. O que se vê hoje, principalmente em ginásios, são intensidades, repetições e volumes exagerados para se atingir rapidamente o objectivo desejado.

Recomendações

1- Seguir as orientações do seu professor para atingir uma boa performance em 12 a 14 semanas e não em menos, afinal somos apenas praticantes de actividade desportiva e não atletas profissionais.

 2- Escolher ginásios com: profissionais qualificados, equipamento adequado às nossas necessidades, elevado nivel de organização e manutenção e boas condições sanitárias.  A utilização de ginásios com equipamentos ultrapassados e sem manutenção apropriada, a troco de uma mensalidade baixa, aumenta o risco de acidentes e desenvolvimento de problemas médicos.

3- A prescrição de um plano de treino ajustado a cada pessoa ajuda a evitar um volume de treino exagerado, distribuindo a carga e intensidade dos treinos de forma equitativa pelos dias da semana, prevenindo desta forma situações de exaustão muscular, que provocam dor e mal-estar.

Caminhadas - Para quem não tem o hábito de caminhar, e principalmente com calçado apropriado, esta pode ser uma ideia muito perigosa. Sugiro que seja feita uma adaptação à locomoção ajustada ao nível da condição física da pessoa em causa. O ideal é andar no máximo 30 minutos no primeiro dia e aumentar a cada dia 5 minutos o tempo de caminhada. As mulheres estão sob um maior risco devido ao facto de, geralmente, usarem sapatos de salto alto, o que as deixa mais vulneráveis a lesões nos membros inferiores. Temos de ter em atenção que numa primeira fase devemos intercalar um dia de caminhada com um dia de descanso e, progressivamente, reduzir os dias de descanso ate a um mínimo de um a dois dias por semana.

Corridas – As pessoas que passam o ano inteiro sem correr e no primeiro dia começam logo com um tempo de actividade exagerado, juntando a este facto um peso corporal acima do normal e calçado inapropriado, aumentam de forma exponencial o risco de lesões musculares. Cuidado! É preciso correr com um par de sapatilhas adequado e ter moderação. Para quem não tem o hábito de correr, uma sessão de 20 minutos já será mais do que suficiente para proporcionar benefícios e ao mesmo tempo não sobrecarregar o corpo, principalmente as articulações. Não será numa semana que nos iremos transformar em grandes atletas.

Hidratação - No Verão o calor aumenta e, por isso, devemos beber água mais frequentemente e em maior quantidade. Como o álcool acelera o processo de desidratação e o seu consumo na época balnear encontra-se de certa forma acrescido/favorecido, devemos ter um cuidado redobrado para não desidratarmos. Lembre-se de que quando sente sede já esta desidratado em pelo menos 1% do seu peso corporal, portanto, não espere até ter sede para beber água e aumente a sua ingestão durante e após prática desportiva, principalmente se tiver tomado “aquela cervejinha" antes de correr.

Outros desportos - É também muito comum observar no futebol, voleibol e outras actividades a prática de exageros. Por exemplo, se um indivíduo não pratica futebol com frequência, então duas horas de jogo serão, sem dúvida, um exagero e um grande convite a inúmeras lesões. Infelizmente, poucos são os que conseguem respeitar os seus limites. Pratique no máximo 20 minutos no primeiro dia e vá aumentando o tempo gradualmente de dia para dia. Como resultado do exagero, é comum que o praticante regresse a casa lesionado ou que, no dia seguinte, apresente mialgias de esforço.

Com estes conselhos, não pretendo ser um "estraga-prazeres" mas apenas dar o meu parecer profissional de forma que possa aproveitar os benefícios da prática desportiva, sem deixar de preservar a sua saúde.

*Licenciado em Educação Física


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal