JULHO 2009
ÁGUA: HIDRATAçãO E SAúDE

Joana Silva Afonso*

A água é indispensável a todas as formas de vida. Sem ela, os vegetais e animais não existiriam. A água é uma molécula única com funções importantíssimas no nosso organismo. Ela é solvente em reacções químicas, é transportadora de nutrientes e outras moléculas pelo organismo, levando-os até aos órgãos e aos tecidos, bem como ajudando à excreção de substâncias indesejáveis como as toxinas. Desempenha também um papel preponderante na regulação da temperatura corporal e até mesmo na lubrificação das articulações. 

A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção, assimilação e de excreção e é devido a essa vital importância para o nosso organismo que a hidratação deve ser um cuidado a ter presente no dia-a-dia, com especial atenção na época de Verão. Um estado de desidratação ou hidratação insuficiente está associado ao aparecimento de diversas patologias, com maior expressão nos sistemas renal, cardiovascular e digestivo.

Ao nível da composição corporal, as recomendações indicam que a água deve constituir 50% a 70% do peso corporal total, dependendo essa constituição do sexo e idade do indivíduo:

 - 60% a 74% em crianças até aos 12 anos;
 - 56% a 59% em homens;
 - 47% a 56% em mulheres;

O nosso corpo perde muita água através da urina, fezes, e suor. Por isso, temos de beber água e outros líquidos para repor essas perdas. Num contexto de estilo de vida e alimentação saudáveis, a água assume posição de destaque, ocupando o lugar central na Roda dos Alimentos Portuguesa. O aporte diário de água para garantir uma boa hidratação pode ser feito de várias formas, nomeadamente através da ingestão de água em natural, chás e sumos, leite e iogurtes, fruta, sopa e caldos.

A água contida naturalmente nos alimentos contribui com 20% para as nossas necessidades hídricas, ficando os restantes 80% a cargo da água em natural ou outros líquidos. As recomendações diárias para a ingestão de água em natural ou outras bebidas são de:

 - 1.2 L, até aos 8 anos
 - 1.8 L, dos 9 aos 13 anos
 - 2.6 L, dos 14 aos 18 anos
 - 3.0 L, em homens
 - 2.2 L, em mulheres

Estas recomendações vão depender sempre do nível de actividade física individual, das condições climáticas do sítio onde vivemos e do nosso estado de saúde. Em caso de gravidez ou amamentação, as necessidades hídricas aumentam.

Na hora de sair de casa, é importante não esquecer o protector solar mas também não descurar a água, principalmente nos dias de maior calor.

*Nutricionista


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal