AGOSTO 2016
CORRELAçãO ENTRE SAúDE E DESPORTO
Pedro Mendonça
PT e Professor de aulas de Grupo do 
Innovation Fitness Lab
pngmpepe@hotmail.com
 
Não poderemos começar a falar desta ligação, sem antes compreendermos um pouco melhor a definição de cada um deles. Assim sendo, atualmente podemos começar por definir a saúde como uma ausência de doenças, mas a saúde é também uma multiplicidade de aspetos do comportamento humano voltado para um estado de um completo bem-estar físico, mental e social generalizado. 
Podemos também referir que a saúde está associada a uma condição humana com dimensões a nível físico, social e psicológica, cada uma caracteriza um polo positivo e negativo, neste caso o aspeto positivo está na capacidade de apreciar a vida para resistir aos desafios do dia-a-dia, enquanto o negativo está associado com a morbidade, e no extremo, com a mortalidade. 
Desta forma, muito se tem falado sobre a uma necessidade cada vez maior de a atividade física ser uma parte integrante quase que obrigatória dos programas mundiais de saúde de forma a promover a melhoria e qualidade da mesma. 
Daí que, atualmente, é quase impossível conseguirmos garantir um envelhecimento bem-sucedido somente com as medidas gerais de saúde, sem também incluirmos a atividade física, visto que esta relação permitirá que indivíduos com altos níveis de atividade física e aptidão física, ou até mesmo os que adotaram estilos de vida ativos, terão menor risco de doenças cardiovasculares e viveram em média mais tempo (dois anos), assim sendo verificamos que esta ligação é muito importante e forte, que influenciam não só a saúde como a longevidade. 
A atividade física ou desporto é determinada como “qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”. 
A atividade física e os desportos saudáveis são essenciais para um comportamento saudável e bem-estar das pessoas. Como já foi referido, a atividade física é benéfica para o estado de saúde da pessoa que pratica bem como para os seus membros que a constituem. 
Desta forma, podemos afirmar que a atividade física regular promove a saúde do praticante, ajudando no combate à obesidade, baixando a tensão arterial e, deste modo, melhorando a circulação sanguínea. 
O desporto e a atividade física adequada para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, naturalmente acompanhada por uma alimentação saudável e equilibrada, e uma vida sem tabaco e/ou outras substâncias prejudiciais à saúde.  
A atividade física é recomendada para pessoas de todas as idades, seja correr, andar, dançar, etc. O importante é não fazer exercício físico ou praticar qualquer tipo de desporto em jejum ou quando tiver comido demasiado. 
A atividade física beneficia a saúde, que por sua vez melhora a qualidade de vida, aumenta a esperança média de vida e reduz o risco de desenvolvimento de doenças, como irá ser abordado mais à frente. 
Existem diversas formas simples de fazer atividade física, por exemplo, através da natação, aeróbica, musculação, ciclismo, entre outros. 
Ou então, simplesmente, o hábito de utilizar as escadas em vez do elevador, estacionar o carro mais longe ou até mesmo ir a pé, passear o cão durante mais tempo ou caminhar com os amigos e/ou familiares, de preferência em passo mais acelerado e, no mínimo, durante 30 minutos. Generalizar a prática desportiva contribui significativamente para aumentar a qualidade de vida. 
Contudo, fazer exercício físico moderadamente além de trazer benefícios ao sistema imunológico é uma importante forma de manter uma imagem saudável. 

Benefícios da prática de Desporto 
Estudos feitos pela Universidade de Harvard confirmam que a atividade física favorece o estado psicológico do praticante. Isto é, o exercício dá força às pessoas que se encontram com depressão ou com o ânimo em baixo. Durante a prática do exercício o corpo liberta uma substância denominada endorfina que é responsável pela autoestima e pelo bem-estar, que pode melhorar o estado psicológico do praticante.   
Face ao exposto, poderemos concluir que a atividade física regular e a adoção de estilos de vida ativos são de extrema importância, para a promoção de uma melhor saúde e qualidade de vida durante a nossa vida e bem como durante o processo de envelhecimento. 
Esta situação não só irá prevenir e controlar algumas doenças crónicas que possam surgir, especialmente as que são as maiores causadoras de mortalidade (doenças cardiovasculares e cancro), mas irá sim permitir também uma maior e melhor mobilidade, capacidade funcional e qualidade de vida em todo o nosso ciclo de vida. 
Concluo assim que o desporto só nos beneficia uma vez que nos oferece uma enorme quantidade de vantagens relativas á prática de desporto, contribuindo em muito para a nossa saúde.

Vantagens da prática do exercício físico: 
. Prevenção ou redução da hipertensão; 
. Diminuição da pressão arterial; 
. Redução do risco de desenvolvimento de diabetes; 
. Melhoria da composição corporal (isto é, redução da percentagem de massa gorda, melhor controlo do peso e prevenção da obesidade); 
. Redução do colesterol e triglicerídeos; 
. Redução do risco de morte prematura; 
. Redução do risco de morte por doenças cardíacas ou AVC (Ataque Vascular Cerebral); 
. Redução do risco de desenvolver cancros e doenças cardíacas (enfarte do miocárdio, AVC, etc.); 
. Ajuda na prevenção da osteoporose; 
. Ajuda no crescimento e manutenção dos ossos uma vez que promove a fixação do cálcio; 
. Aumenta a mobilidade articular; 
. Atrasa em certa forma o envelhecimento; 
. Melhora a qualidade de vida; 
. Reduz problemas relacionados com a coluna vertebral; 
. Por fim, e como já foi referido, promove o bem-estar psicológico, físico, reduz o stress, a ansiedade e depressão. 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal