JULHO 2016
SORRIA, FAZ-LHE BEM
Dra. Dília Afonseca
Licenciada em Educação Social
Proprietária e terapeuta da Escola da Felicidade - Atividades Corpo e Mente & Terapias Complementares
geral@escoladafelicidade.pt

Qual a importância do Sorriso?
O simples ato de sorrir conscientemente ou não, ativa mensagens neuronais no nosso cérebro que beneficiam a saúde física, mental, emocional e espiritual resultando numa melhoria do humor, na diminuição do stress e aumento da felicidade.
Rir liberta endorfinas conhecidas como as hormonas da felicidade, reforça o nosso sistema imunitário, através do aumento da produção de glóbulos brancos que ajudam a combater a doença. Torna as pessoas mais sociáveis, empáticas e agradáveis, facilita a interação e integração em grupos, estimula a autoconfiança e auto-estima. Minimiza o conflito e ajuda na sua resolução.
Sorrir dá-nos um sentido mais profundo de humanidade, de fazermos parte de algo maior, que estamos numa jornada conjunta para a felicidade.

Como é que os madeirenses interpretam este tipo de terapias? Há abertura para tal?
O meu percurso no mundo das terapias complementares tem me levado a estar atenta ao que a população madeirense procura ou necessita, cada vez mais verifico despertar para a saúde e para a importância de manter um corpo são.
Embora ainda haja um longo percurso a percorrer, os madeirenses estão a descobrir que não se pode dissociar saúde física, de uma mente equilibrada, de emoções e sentimentos resolvidos e até de uma sociedade espiritualmente consciente (não me refiro numa perspetiva religiosa mas sim pessoas com horizontes alargados, mais criativas e com necessidade de encontrar um significado para a vida.)
Temos assistido a uma maior procura e abertura para as terapias naturais, não evasivas, holísticas, que proporcionem bem-estar físico, mental e espiritual, que permita qualidade de vida no presente e no futuro.

Também fazem terapia do riso? Este tipo de terapias tem boa adesão? Porquê recomenda?
A Terapia do Riso tem ganho reputação pelos benefícios individuais que proporciona, várias entidades, organizações e associações de carácter social ou e outras têm recorrido a esta terapia como método de fortalecimento individual e grupal, na desconstrução de preconceitos e aumento da consciência social. É cada vez mais procurada no mundo empresarial para unificar, fortalecer e dinamizar equipas, potencializar competências, aumentar a criatividade, criando assim equipas coesas, saudáveis, criativas e, claro, produtivas.
Já diz a sabedoria Popular que “rir é o melhor remédio”, contudo, devido ao ritmo que nos é imposto pela sociedade atual esquecemos de Rir, não aceitamos que se riam de nós porque erramos ou não sabemos fazer, quando o que deveríamos fazer era rir em conjunto, quando temos um problema ficamos agressivos, tristes ou ansiosos quando deveríamos rir e seguir em frente na procura de uma solução, esquecemos de rir só porque sim.
Rir faz bem e desde sempre soubemos disso, mas gora precisamos de uma ajuda para nos relembrarmos como é importante aprender a rir a partir do coração, desde dentro, rirmos de nós e para nós e a terapia do riso ensina-nos como, de forma experiencial, na prática com poucas teorias e muitas vivências. 








 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal