JULHO 2016
SAúDE DA MULHER NA GRAVIDEZ E NO PARTO
Dra. Ascensão Viveiros
Enfermeira Especialista S.M. Obstetrícia
ascensaoolim@gmail.com

A gravidez é um período de grande impacto e beleza na vida de uma mulher. São enormes as transformações físicas, fisiológicas e emocionais que acarretam este fenómeno. Sendo que, estas transformações são vivenciadas, de forma individual e única.
Estas alterações vão repercutir-se na necessidade reequilíbrio, da dinâmica de saúde. A gravidez não é um estado de doença que careça de tratamento.
A saúde na gravidez parte de um conceito de gravidez como oportunidade para promover um futuro mais saudável da população desde o início do ciclo de vida.
Sendo a gravidez considerada uma fase favorável para aquisições de competências e conhecimento, que transbordam para além da mesma, é uma oportunidade da mulher/parceiro/Família colaborarem na mudança de hábitos e comportamentos do que são exemplos:
- Vacinas, agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos que combatem infeções, protegendo o individuo de doença. Algumas vacinas são seguras durante a gravidez.
- A alimentação Nutrição – é prioritário 2º a O.M.S. Durante a gestação, os hábitos alimentares da mãe refletem não só no seu organismo, mas também no do seu bebé, uma vez que este depende totalmente da mãe para obter os nutrientes de que necessita. Manter o equilíbrio enquanto luta para controlar a fome não é fácil. No entanto, se souber quais são as necessidades dos dois envolvidos, bem como os cuidados alimentares a ter é mais fácil tomar a melhor decisão.
- Ingestão hídrica. Uma boa hidratação melhora a circulação sanguínea especialmente para  placenta e útero melhorando assim condições nutricionais do bebé. A água deve ser a 1ª fonte de hidratação. 
- A utilização do tabaco e ou substância psicoativas – A ingestão de bebidas alcoólicas na gravidez pode estar associada a um aumento do risco de aborto espontâneo e morte fetal. Pode trazer graves problemas para o desenvolvimento do feto, nomeadamente o Síndrome Alcoólica-fetal caracterizado por malformações no feto, diminuição do peso, cabeça pequena (microcefalia), anomalias faciais, cardíacas, sendo o que a investigação e estudos científicos, concluíram. O tabaco é composto por vários componentes prejudiciais à saúde, tais como: a nicotina, monóxido de carbono, chumbo, cianeto e cobalto. Neste sentido, o seu consumo pode causar alguns problemas ao feto e à mãe. A nível fetal, a nicotina reduz a passagem de sangue da placenta para o feto, e consequentemente a quantidade de oxigénio e nutrientes, levando a uma diminuição do seu peso. Fumar durante a gravidez não diminui apenas o peso do bebé, também pode provocar abortos. Devido aos seus efeitos vasoconstritores, a cocaína pode provocar vasoconstrição dos vasos uterinos, perturbar o fornecimento de oxigénio e nutrientes para o feto.
- Aleitamento materno - a informação e promoção do aleitamento materno é muito importante, pois a mulher está recetiva.
  
Segundo a psicóloga Bárbara Figueiredo, o aleitamento materno tem um efeito antidepressivo na mãe, influenciando o seu bem-estar das mais diversas formas. 
Segundo a atora, ao amamentar, a mulher não só está a contribuir para a saúde do bebé, como a fazer algo por si própria.
- No que concerne a sexualidade -Com a gravidez, muita coisa se faz nova e a vida sexual faz parte dessa novidade. Tanto a gravidez quanto o pós-parto é cheio de mudanças biológicas, psicológicas e inter-relacionais que marcam – direta e indiretamente a sexualidade. Tal momento poderá originar um aprofundamento da experiência sexual do casal, capaz de aumentar a cumplicidade ou gerar dificuldades.
- Saúde oral e dentes- Durante a gestação pode haver agravamento das condições da má saúde oral, mas por si só a gravidez não aumenta a incidência de cárie dentária. Contudo as alterações hormonais, aumentam a gengivite e dor, de uma forma mais persistente, a situação agrava-se se não existirem cuidados adequados de higiene oral.
- Exercício físico é recomendado em especial para a grande parte das grávidas trazendo benefícios não apenas para a mãe como para o bebé. A prática de exercício físico reduz o risco de complicações obstétricas, gera maior controle de ganho de peso da mãe e atua positivamente no estado psicológico diminuído a incidência de depressão.
- Sono. Dormir é fundamental para recarregar energia na gravidez. Este período traz enormes alterações na qualidade do sono da mulher e por norma é uma área mais afetada, mas este problema não é incontornável: mudanças de hábitos diários podem melhorar o quadro das insónias. 
A saúde da gravida centra os cuidados na pessoa, responsabiliza da própria saúde. Envolve o pai, reforça a confiança e contribui para a saúde de toda a família.
- Relativamente ao Pós-parto, as primeiras semanas depois de dar à luz não são nada fáceis para a nova mãe: o cansaço, o desconforto físico, a adaptação ao bebé e aprender a cuidar dele, etc. São muitas as mudanças que se produzem de repente. No entanto e, com a ajuda de uns simples conselhos, verá que está pronta para abraçar este, seu novo papel e que vai recuperar rapidamente.
Após o nascimento do filho, o organismo passa por diversas alterações, sendo os sistemas que mais manifestam, o urogenital, cardiovascular, respiratório e músculo esquelético que retomam as funções de potencialidade anterior. A recuperação física psicológica e funcional, capacita para o desempenho das funções de mãe, mulher e profissional. A recuperação reequilibra toda a estrutura por fortalecimento da musculatura abdominal profunda e musculatura do assoalho pélvico.
Todas as intervenções no âmbito da saúde materna e puerpério assumem com prioridade o bem-estar da gravida e do bebé.





 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal