JUNHO 2009
CAMPANHAS DE PROTECçãO SOLAR

Campanhas de protecção solar chegam às praias madeirenses

Com o início do Verão, arrancam as campanhas de sensibilização para a protecção solar. A Cruz Vermelha Portuguesa é uma das entidades mais activas a este nível, tendo ao longo dos últimos anos desenvolvido esforços para alertar as pessoas para os cuidados a ter com o Sol directamente nas praias.

Este ano não será excepção, estando previsto o arranque da campanha “Verão com Superprotecção” para finais de Julho ou início de Agosto, segundo adianta Eduardo Raposo, responsável pelo Corpo de Juventude da delegação da Cruz Vermelha na Madeira.

Esta campanha é feita em colaboração com a Vichy, que está a desenvolver o seu próprio projecto, a “Escola do Sol”, para levar mais informação referente à protecção solar às escolas, fornecendo material didáctico que permite aos p dar aulas sobre o tema.

Eduardo Raposo explica: “A nossa parte neste projecto passa por fazer acções de sensibilização directamente nos locais de risco, como praias e acampamentos, enquanto a Vichy faz a parte de informação nas escolas”.

Na Região Autónoma da Madeira, a campanha vai arrancar no início de Agosto e terá a duração de dois meses. Estão previstas acções de sensibilização um pouco por todo o arquipélago, com as acções a abrangerem pelo menos uma a duas praias por concelho.

As equipas de voluntários irão abordar primordialmente os jovens e para além de informação sobre a protecção solar serão também feitos “pequenos jogos, com prémios simbólicos para os vencedores”, de modo a que a iniciativa tenha um carácter lúdico para todos os participantes, de acordo com a mesma fonte.

Ainda não está definido o número de voluntários do Corpo da Juventude que irá participar nas acções de sensibilização, uma vez que o mesmo depende das novas adesões. A Cruz Vermelha tem programada uma actividade de captação de novos voluntários para os próximos dias 1 a 5 de Julho, no Montado do Pereiro.

Esta iniciativa, designada por “Camp Humanitas”, destina-se a jovens dos 14 aos 20 anos, com ou sem filiação à Cruz Vermelha, e o programa da mesma inclui workshops temáticos, actividades ambientais, desporto, socorrismo, actividades radicais e espaços de reflexão.

A taxa de participação individual será de 60 euros e as inscrições podem ser feitas na sede da Cruz Vermelha. Os interessados poderão obter mais informações através do e-mail camp.humanitas@gmail.com ou do telefone 291741115.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro também planeia desenvolver acções de sensibilização nas praias madeirenses, tal como revela a responsável pela delegação da instituição na Madeira, Isabel França Aguiar, em entrevista à Newsletter da Farmácia do Caniço.

“Neste caso específico da protecção solar, todos os anos percorremos as praias da Ilha e fazemos acções de sensibilização. Abordamos as pessoas à entrada das praias, entregamos folhetos e temos também algum material como chapéus e leques, que distribuímos”, sublinha aquela responsável.

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) desenvolve todos os anos acções de sensibilização nas praias do continente, mas o mesmo já não ocorre na Região Autónoma da Madeira, uma vez que esta instituição não tem um núcleo regional. Ainda assim, a APCC faz um esforço no sentido de estar presente, mas fornecendo material de apoio, como folhetos e livros gratuitos a entidades na região.

Márcio Correia, da APCC, sublinha que a associação colabora com várias Câmaras Municipais ao enviar cartazes dedicados o tema da protecção solar às autarquias que manifestarem interesse em exibi-los nos seus espaços publicitários, com particular incidência junto às praias.

De acordo com o site da instituição, as autarquias de Câmara de Lobos e da Ponta do Sol contam-se entre aquelas que aderiram a essa iniciativa este ano.

A APCC organizou no continente, durante o mês de Março, reuniões temáticas  intituladas “Viver com o Sol”, dirigidas a educadores, professores, enfermeiros, pediatras, clínicos gerais, oncologistas, farmacêuticos e dermatologistas.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal