MARçO 2010
“DESENCRAVE” O SEU SOFRIMENTO…
Dra. Joana Sousa - Podologista

Dos muitos problemas que podem afectar os nossos pés, a unha encravada é sem dúvida dos mais dolorosos. Onicocriptose é o termo científico utilizado para descrever uma unha encravada. Esta pode ser unilateral ou bilateral e caracteriza-se pela incrustação de uma espícula de lâmina ungueal (unha) na pele adjacente.

É um problema que pode afectar qualquer unha do pé, mas acontece sobretudo na unha do primeiro dedo, o Hallux. Por ser o maior e o mais importante para a propulsão, normalmente é o mais atingido, por estar sujeito a maiores pressões.

Esta patologia pode ter como etiologia factores mecânicos e/ou hereditários, sendo que os mecânicos poderão ser: calçado apertado, corte inadequado, traumatismo; e os hereditários: tipo de unha e má formação da mesma.

A maior parte das vezes, pelo menos dois destes factores estão interligados para que se origine uma onicocriptose. Ou seja, dependendo do tipo de unha, o mau corte, por si só, pode não ser suficiente. No entanto, se o mau corte da unha se aliar ao uso continuado de calçado apertado, a pequena dor sentida inicialmente pode aumentar e significar a existência de uma onicocriptose.

Assim que detectado, este problema deve ser tratado por profissionais habilitados, para evitar o risco de infecção e os tratamentos longos e dispendiosos. Quanto mais rápida for a intervenção do especialista, tanto mais simples e menos doloroso o tratamento.

Para evitar situações como esta, deve ter o cuidado de cortar as unhas deixando sempre os “cantos” visíveis, não utilizar calçado demasiado apertado nem bicudo e protejer os pés com calçado adequado, evitando assim traumatismos desnecessários. Não se esqueça de olhar diariamente para e pelos os seus pés, para que o especialista possa “desencravar” rapidamente o seu sofrimento.



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal