FEVEREIRO 2010
CUIDADOS A TER COM LENTES DE CONTACTO
Dra. Ana Ramos – Farmacêutica*

Cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo usam lentes de contacto, confirmando que as lentes permitem uma visão mais limpa e perfeita, favorecendo a visão periférica e a liberdade de movimentos, sendo esta uma opção para muitos desportistas. Nem todas as pessoas são susceptíveis de utilizarem lentes de contacto. O médico oftalmologista avalia cada caso, optando pela melhor solução de correcção oftalmológica.

A comercialização de lentes de contacto teve início durante os anos 40. Estas eram rígidas e desconfortáveis. Na década de 70 apareceram os primeiros modelos de lentes gelatinosas, mais maleáveis e confortáveis, favorecendo a sua popularização.

Existem no mercado principalmente dois tipos de lentes: as rígidas, que são mais duráveis, mais fáceis de limpar, mas também por vezes mais desconfortáveis, necessitando de um período de adaptação, e as gelatinosas, hidrofílicas, que são mais confortáveis, mas que, por outro lado, apresentam maior facilidade para formação de depósitos, contaminações e infecções.

A utilização das lentes de contacto é segura e eficaz quando tomadas as medidas adequadas de higiene e de bom uso. As medidas de higiene básicas podem ser resumidas em:

•    Lavar bem as mãos antes de manusear as lentes de contacto;
•    Lavar as lentes entre cada utilização com produtos de limpeza adequados;
•    Não usar as lentes depois do período recomendado;
•    Retirar as lentes de contacto antes de dormir, para a oxigenação da córnea;
•    Manter o estojo das lentes sempre limpo, trocando-o regularmente, pelo menos uma vez a cada três meses;
•    Evitar manusear as lentes com objectos pontiagudos ou com as unhas;
•    Lubrificar e hidratar a superfície ocular com soluções adequadas para aumentar a comodidade ocular.

No entanto, outros cuidados são necessários para prevenir infecções oculares. Manter a ponta do frasco da solução de limpeza fora do contacto de qualquer superfície permite diminuir fontes de contaminação, assim como a não utilização do soro fisiológico como desinfectante, pois este não tem a capacidade de limpeza eficaz das lentes.

A utilização de maquilhagem não está banida para os utilizadores de lentes de contacto, apenas devem optar por produtos de maquilhagem adequados. Aconselha-se a aplicar a maquilhagem depois de colocar as lentes, e de as retirar antes de remover a maquilhagem.

Nunca se devem usar lentes de contacto se o olho estiver vermelho, inflamado, demasiado seco ou se a visão estiver turva. Nestes caso deve-se optar pela utilização de óculos. Os utilizadores de lentes de contacto devem ser examinados por um oftalmologista pelo menos uma vez por ano, ou mais caso seja necessário.
Uma boa utilização das lentes de contacto depende de cada utilizador. Uma eficaz higiene e um uso adequado das mesmas permite manter a integridade das lentes e da saúde do glóbulo ocular.

* Colaboradora da Farmácia do Caniço desde 2009

Bibliografia:

Joseph T. Barr, 2004, “Contact Lens Spectrum's annual report of major corporate and product developments and events in the contact lens industry in 2004, as well as predictions for 2005.” FAAO
www.contactlenses.co.uk
www.anf.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=606&Itemid=79
www.europeanvisioninstitute.org/
www.aao.org/aao/publications/eyenet/201001/index.cfm?CFID=32932495&CFTOKEN=60593783
www.geteyesmart.org/eyesmart/correction/contact_lens_care.cfm



 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal