DEZEMBRO 2009
O NATAL, A GASTRONOMIA E OS EXCESSOS
Diana Silva - Nutricionista

O Natal é a festa que celebra o nascimento de Jesus e que é vivida com muita intensidade inclusive na Madeira. É uma época carregada de simbolismos e tradições passados em torno da mesa, como o são a maioria das festas. Os rituais podem variar de região para região, mesmo numa ilha pequena como a nossa, mas há costumes que são transversais a todas as casas. A ementa é farta e os convívios e reuniões familiares são inúmeros e por isso mesmo é preciso ter alguns cuidados para não chegar a Janeiro com uns quilinhos a mais.

Nesta altura as famílias, das mais ricas às mais pobres, recheiam as suas despensas para que nada falte ao seu repasto. A cozinha entra em azáfama muito cedo com a confecção dos bolos de mel e dos licores, que decorrem normalmente no início de Dezembro. A matança do porco ainda é tradição em algumas casas madeirenses, daí retirando a carne para fazer o típico prato de carne vinha d’alhos. A confecção do pão de casa também é costume em muitos lares da nossa ilha.

Mas a degustação de alguns destes alimentos começa nas missas do parto em que após a mesma se servem sandes de carne vinha d’alhos acompanhadas de licores ou cacau. A missa do galo é sucedida duma mesa bem apetrechada onde se pode encontrar caldo de galinha, sandes de galinha, os bolos de mel, broas de diferentes qualidades, chocolates, licores, entre outros. E estes momentos de convívio em torno da mesa vão-se repetindo ao longo destes dias.

Muitas destas iguarias estão presentes nas mesas de Natal, de origem caseira ou adquiridas em superfícies comerciais. Não se atormente que pode comer um pouco de tudo, com moderação e se não tiver qualquer tipo de patologia que obrigue a fazer algumas restrições alimentares. O importante é não fazer do Natal o mês de Dezembro até meados de Janeiro, aquando da limpeza dos armários. Se seguir algumas dicas consegue minimizar o efeito do Natal no seu peso corporal.

Quando estiver a preparar a carne remova toda a gordura visível, isto aplica-se para a carne vinha d`alhos ou a galinha para o caldo, e não se preocupe que fica delicioso na mesma. Na preparação dos doces pode sempre reduzir na quantidade de açúcar e/ou gordura. Acompanhe sempre os pratos com vegetais e como sobremesa pode fazer uma salada de fruta com frutas da época como é o caso dos citrinos, ananás, … E não abuse dos doces que abundam nesta época.

Outro conselho é não passar demasiado tempo em redor da mesa porque assim terá maior tendência para petiscar. E se tiver muitos convívios tente ser selectivo. Se beber faça-o sempre com moderação porque o álcool também engorda.

Uma vez que esta altura do ano é propícia para umas mini férias, aproveite o bom tempo que normalmente se faz sentir em muitos pontos da nossa ilha para caminhar.

Os votos de um Feliz Natal para todos e sem muitos excessos!

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal