DEZEMBRO 2009
“HEALTH CLUBS” VS GINáSIOS: CONHEçA AS DIFERENçAS
Ricardo Sardinha*

É importante entendermos as diferenças existentes entre os denominados Ginásios e “Health Clubs”. Se formos a ver o significado da palavra Ginásio que vem de  gymnasiu (lat.) ou de gymnásion (greg.), esta representa o lugar onde se pratica ginástica, que por sua vez quer dizer a arte ou acto de exercitar o corpo, para o desenvolver e fortificar. Do outro lado encontramos o “Health Club”, que traduzido para português significa “Clube de Saúde”.

Esta designação é muito mais abrangente do que a primeira, indicando a relativa diferença existente entre estes dois espaços. É certo que existem vários aspectos em comum entre eles, pois ambos possuem algumas características semelhantes levando a que as pessoas os procurem, daí a necessidade de os distinguir.

Inicialmente, surgiram os Ginásios, que tentavam dar resposta às necessidades mais básicas do consumidor em termos de práticas desportivas, fornecendo um local para a prática, material desportivo adequado, algumas novas actividades desportivas, etc.
Imaginemos uma sala com máquinas cardiovasculares (bicicletas, passadeiras, elípticas...), máquinas de musculação e tonificação e pesos livres… esta era a noção de ginásio.

À medida que a população se foi tornando mais conhecedora e mais exigente, novas necessidades foram sendo acrescentadas, tais como limpeza e higiene das instalações, acompanhamento técnico especializado, material desportivo tecnologicamente avançado, prestação de um conjunto de serviços complementares, diversidade de opções em termos de prática desportiva, etc.

Sendo assim, o evoluir da qualidade de vida e a crescente consciencialização por parte da população no que diz respeito aos seus direitos e possibilidades, originou o que hoje designamos de “Health Club”.

Normalmente, um “Health Club” é constituído por uma área de treino composta por várias máquinas cardiovasculares e de musculação, um ou vários estúdios (onde se desenrolam as mais diversas aulas de grupo - Pilates, Yoga, Pump, Aeróbica, Step...), uma zona com piscinas para a prática da natação e da hidroginástica com complementos a esta área como jacuzzi, saunas, banho turco, etc., um bar/restaurante e uma zona de Spa (massagens, terapias, etc.), podendo ainda ser adicionados um conjunto de serviços adicionais/opcionais como, cabeleireiro, estética, espaço multidesportivo, entre outros.

Desta forma, o tradicional Ginásio, que dispunha de instalações exíguas, materiais desportivos obsoletos e pouco atractivos, poucas opções de horários ou modalidades desportivas, estará destinado a ceder o seu lugar aos “Health Clubs” que prestam um serviço desportivo mais completo e diversificado.

Podemos dizer que um “Health Club” é um novo conceito de ginásio, que vem reunir e colocar ao dispor da população num só espaço todas as condições necessárias para manter e melhorar a sua aptidão física, bem como melhorar a sua saúde e o seu bem estar geral.
Em futuros artigos serão abordados de uma forma mais sistematizada todos os constituintes do mesmo demonstrando e explicando toda a sua operacionalidade até à própria demonstração de exercícios, técnicas, correcção de posturas, etc.

Nos dias que correm, mais que uma moda, o exercício é uma necessidade. Sendo assim, o pretexto normalmente usado: “Não tenho tempo!”, deixa de representar qualquer significado, dado que se não tiver saúde não necessitará do tempo para nada!

* Director Desportivo – Onda Revital Club

 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal