NEWSLETTER
DEZEMBRO 2009
Farmácia do Caniço recebe Prémio Valormed
A Farmácia do Caniço foi distinguida pela Valormed como uma das que mais se destacaram em todo o país na recolha de embalagens e medicamentos fora de uso durante o ano de 2008. “Em nome do Ambiente e da Saúde, a Valormed agradece o empenho da Farmácia do Caniço na recolha de resíduos de Embalagens e Medicamentos fora de uso”, sublinha aquela entidade, em carta enviada à Farmácia do Caniço. (Ler mais)



Dr. Gil Alves: “É preciso aumentar oferta da medicina dentária no serviço público de saúde”
O Dr. Gil Alves, Representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Directivo da Ordem dos Médicos Dentistas, defende em entrevista exclusiva à Newsletter da Farmácia do Caniço uma maior integração da medicina dentária no serviço público de saúde e o aumento das comparticipações, de forma a incentivar a população a promover a sua saúde oral. (Ler mais)




Medicamentos e álcool: um cocktail perigoso
Dr. Élvio Sousa – Farmacêutico*
Nas épocas festivas, existe um aumento do consumo de bebidas alcoólicas. Na quadra natalícia, são muitos os convívios com a família e amigos, sendo o álcool um convidado assíduo dos festejos (não esqueçamos os tradicionais licores caseiros e a afamada poncha). No entanto, se está a fazer algum tipo de medicação, deverá informar-se sobre os riscos de consumir quaisquer quantidades de álcool, uma vez que pode vir a sofrer consequências sérias e desagradáveis. (Ler mais)



Hidratação: Cuide da sua pele no Inverno
Dra. Sílvia Dias – Farmacêutica*
Depois do sol intenso do Verão, eis que chegam o frio, o vento e as mudanças bruscas de temperatura. As mudanças dos hábitos de higiene, como por exemplo a prática de banhos quentes, repetidos e demorados, contribuem também para uma maior desidratação da pele. (Ler mais)




Prisão de Ventre: aprenda a regular o seu corpo
Dra. Gisele Amorim - Farmacêutica*
A prisão de ventre, ou obstipação, pode ser aliviada com a utilização de laxantes, mas principalmente com a adopção de estilos de vida e hábitos alimentares mais saudáveis. Ao seguir algumas recomendações simples, poderá registar melhorias significativas. (Ler mais)




“Health Clubs” vs  Ginásios: conheça as diferenças
Ricardo Sardinha*
É importante entendermos as diferenças existentes entre os denominados Ginásios e “Health Clubs”. Se formos a ver o significado da palavra Ginásio que vem de  gymnasiu (lat.) ou de gymnásion (greg.), esta representa o lugar onde se pratica ginástica, que por sua vez quer dizer a arte ou acto de exercitar o corpo, para o desenvolver e fortificar. Do outro lado encontramos o “Health Club”, que traduzido para português significa “Clube de Saúde”. (Ler mais)



O desenvolvimento na criança
Mara Teixeira – Fisioterapeuta*
“O desenvolvimento é um processo global, único, contínuo e dinâmico, no qual se pode reconhecer uma sequência característica que é comum à maioria das crianças. Deve ser avaliado numa perspectiva transaccional, segundo a qual a criança e o meio que a rodeia interagem reciprocamente. Nesta complexa teia de interacções a criança vai encontrar forças mobilizadoras para crescer e amadurecer de um modo único e característico - o seu”. (Ler mais)



O Natal, a gastronomia e os excessos
Diana Silva - Nutricionista
O Natal é uma época carregada de simbolismos e tradições passados em torno da mesa. Os rituais podem variar de região para região, mas há costumes que são transversais a todas as casas. A ementa é farta e os convívios e reuniões familiares são inúmeros, pelo que é preciso ter cuidado para não chegar a Janeiro com alguns quilos a mais. (Ler mais)



Breves

Doenças reumáticas afectam 5,9% dos trabalhadores portugueses
O primeiro estudo epidemiológico realizado em Portugal sobre a prevalência de lesões músculo-esqueléticas relacionadas com trabalho sugere que 5,9% dos trabalhadores, o equivalente a cerca de 220 mil pessoas, sofrem de doenças reumáticas provocadas pelo trabalho. (Ler mais)





Estudo sugere que fumar logo após acordar é mais perigoso
Segundo um novo estudo da Universidade Penn State, sedeada nos Estados Unidos (E.U.A.), os níveis de nicotina no sangue são consideravelmente mais altos quando as pessoas fumam nos primeiros cinco minutos depois de acordarem. (Ler mais)




Dispensa de vacinas contra gripe sazonal cresce 15,6%
A dispensa de vacinas contra a gripe sazonal entre 15 de Setembro e 1 de Dezembro cresceu 15,6% face ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde da Associação Nacional de Farmácias (ANF). (Ler mais)




Registo

Se ainda não recebe a nossa Newsletter, poderá registar-se aqui.




 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal