NOVEMBRO 2009
FARMáCIA DE INVERNO

Dra. Sofia Ferreira – Farmacêutica*

O Inverno começou e com ele vêm as baixas temperaturas, a chuva e o vento. Esta é a altura do ano em que as doenças respiratórias mais proliferam. Quem nunca se sentiu com dores de cabeça juntamente com congestão nasal, dores de garganta, tosse, espirros? Estes são os principais e primeiros sintomas a surgir com os dias frios do Inverno. O tratamento destes pequenos problemas de saúde, próprios desta época do ano, passa principalmente pelo alívio dos seus sintomas, que são maioritariamente causados por vírus (gripes e constipações).

Para tratar os primeiros sintomas destas pequenas infecções respiratórias é importante ter em casa um conjunto de medicamentos e produtos de saúde adequados para ter um Inverno o mais saudável possível.

Um armário de farmácia preparado para o Inverno deverá conter:

- Antipiréticos e analgésicas, para combater os dois principais sintomas, que são a febre e as dores no corpo e de cabeça;
- Descongestionantes nasais em gotas ou spray (para desentupir o nariz), ou mesmo água do mar para ajudar à lavagem nasal;
- Anti-histamínicos por via oral para tratar o tradicional corrimento nasal;
- Para a tosse, tenha sempre à mão algum mucolítico ou expectorante, uma vez que estes facilitam a libertação das secreções;
- As pastilhas com anestésicos locais ou rebuçados emolientes diminuem o mal estar derivado da dor de garganta e rouquidão.
 
Para além dos sintomas próprios das doenças respiratórias, no Inverno também a pele (o órgão mais extenso do corpo humano) e os lábios sofrem com o frio intenso.

A desidratação da pele e agressão pelo frio fazem com que surjam:
- Frieiras, mais frequentes em pessoas com problemas circulatórios, caracterizadas por sensação de queimadura, inchaço e vermelhidão, ao nível das extremidades como nariz, orelhas, ou dedos;
- Cieiro, secura intensa, principalmente nos lábios, mas que também pode ocorrer nas maçãs do rosto e nariz;
- Secura intensa das mãos, que poderá levar ao aparecimento de fissuras, se não for tratado atempadamente.

O uso de um bom hidratante de mãos, batom para lábios (para prevenir o aparecimento do cieiro) ou um bálsamo labial (para tratar a secura labial) ajudará a prevenir ou pelo menos a retardar o aparecimento deste tipo de situações.
 
Com os dias frios do Inverno, não se deixe apanhar desprevenido: mantenha sempre o corpo quente, através do uso de vestuário adequado, hidrate protegendo dessa forma as zonas da pele mais expostas ao frio (mãos e lábios), mantenha-se seco e privilegie as bebidas quentes.
Os dias mais frios podem trazer consigo problemas de saúde específicos, os quais podem melhorar rapidamente se  possuir em casa os medicamentos e produtos de saúde mais adequados. Proteja-se!

* Colaboradora da Farmácia do Caniço desde 2006, exercendo as funções Farmacêutica Adjunta.


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal