NEWSLETTER
NOVEMBRO 2009

Dr. João Cerqueira lidera delegação regional da Ordem dos Farmacêuticos 
O Dr. João Cerqueira, director técnico da Farmácia do Caniço, é o novo líder da delegação da Ordem dos Farmacêuticos na Região Autónoma da Madeira para o triénio 2009/2012, tendo encabeçado a lista única que se apresentou às eleições realizadas no dia 20 de Outubro. Os restantes membros da lista vencedora incluem a Dra. Susana Agostinho, o Dr. Duarte Pereira e o Dr. Bruno Ferreira. O anterior delegado regional, Dr. Paulo Sousa, cessa assim funções após oito anos no cargo. (Ler mais)

 


Home Instead: mais autonomia e qualidade de vida para os idosos
A Home Instead é uma empresa privada que desde há quatro anos fornece serviços de acompanhamento não clínico de pessoas idosas na Região Autónoma da Madeira. Em entrevista à Newsletter da Farmácia do Caniço, a Dra. Rosabel Gonçalves, responsável pelo projecto, explica como um acompanhamento feito com sensibilidade e rigor pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos idosos e das suas famílias. (Ler mais)



 

Farmácia de Inverno
Dra. Sofia Ferreira – Farmacêutica
O Inverno começou e com ele vêm as baixas temperaturas, a chuva e o vento. Esta é a altura do ano em que as doenças respiratórias mais proliferam. Quem nunca se sentiu com dores de cabeça juntamente com congestão nasal, dores de garganta, tosse, espirros? Estes são os principais e primeiros sintomas a surgir com os dias frios do Inverno. O tratamento destes pequenos problemas de saúde, próprios da época do ano, passa principalmente pelo alívio dos seus sintomas. (Ler mais)

 


Medicamentos genéricos
Cristiana Areias – Farmacêutica

Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância activa, com a mesma forma farmacêutica, com a mesma dosagem e com a mesma indicação terapêutica do respectivo medicamento de marca e que possua Autorização de Introdução no Mercado. Um medicamento genérico só é aprovado em Portugal quando este demonstra eficácia e segurança idênticas ao medicamento de marca perante o Infarmed. (Ler mais)


 

A alimentação no idoso com demência
Dra. Liliane Costa - Nutricionista
O envelhecimento é um processo normal que começa na concepção e termina na morte. A deterioração progressiva e generalizada das funções biológicas decorrente da idade, resulta numa diminuição da capacidade de adaptação do organismo aos factores ambientais causadores de stress e, consequentemente, num aumento do risco de doença. (Ler mais)

 


Cuidados a ter com o pé diabético
Dra. Joana Sousa – Podologista

A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia. A longo prazo, esta hiperglicemia poderá provocar complicações, nomeadamente a nível do pé. (Ler mais)

 


Criopreservação de células estaminais do cordão umbilical
Filipe Ramalho
As células estaminais são células que possuem o potencial de se tornarem células maduras com características e funções especializadas. Servindo como uma espécie de sistema de reparação, elas podem, teoricamente, dividir-se sem limite para substituir outras células desde que o organismo hospedeiro esteja vivo. Quando uma célula estaminal se divide, cada célula “filha” tem o potencial para permanecer sob a forma de célula estaminal ou diferenciar-se noutro tipo de célula com uma função mais especializada, como, por exemplo, uma célula muscular, um glóbulo vermelho ou um neurónio. (Ler mais)

 


Saúde dos Animais de Companhia: Vacinação e Desparasitação
Dr. Paulo Araújo – Médico Veterinário

O Outono é a estação do ano com condições mais propícias ao aparecimento das doenças infecto-contagiosas que mais frequentemente afectam os canídeos e felídeos, pelo que devemos prestar uma especial atenção à vacinação e desparasitação interna dos cachorros e gatinhos. A desparasitação interna é de grande importância por duas razões: primeiro porque alguns destes parasitas podem ser transmitidos ao Homem (zoonoses) e segundo porque podem provocar graves problemas de desenvolvimento aos animais e inclusivamente a sua morte. (Ler mais)

 

Breves

Asmáticos pagam menos por medicamentos
As associações de antiasmáticos e/ou de broncodilatadores viram aumentado o seu escalão de comparticipação a partir do dia 1 de Novembro, pelo prazo de um ano, na sequência da publicação da Portaria nº 1263/2009 de 15 de Outubro. Esta subida de escalão tem como objectivo melhorar a adesão ao controlo e tratamento da asma. (Ler mais)

 


Portugal sexto país da Europa com maior consumo indevido de antibióticos
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) revelou que Portugal era, em 2006, o sexto país da Europa em que mais antibióticos eram consumidos sem necessidade, levando a que mais bactérias desenvolvam resistência a medicamentos. De acordo com o ECDC, o consumo indevido de antibióticos é mais comum nos países do Sul da Europa, com a lista a ser liderada pela Grécia e pelo Chipre. (Ler mais)

 


Mais de 30 mil portugueses vacinados contra Gripe A
Desde que as primeiras vacinas foram disponibilizadas, no dia 26 de Outubro, foram já vacinadas entre 30 a 35 mil pessoas contra a Gripe A em Portugal. Ainda assim, a afluência por parte dos grupos mais prioritários está abaixo do programado pelo Governo. (Ler mais)




 

Registo

Se ainda não recebe a nossa Newsletter, poderá registar-se aqui.

 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal