NEWSLETTER
AGOSTO 2009

Laboratório de Genética Humana: Investigação na fronteira do conhecimento

O Laboratório de Genética Humana da Universidade da Madeira está a ganhar renome graças à sua actividade de investigação. Numa fascinante entrevista à Newsletter da Farmácia do Caniço, o director do laboratório, António Brehm, e os investigadores Ana Teresa Fernandes e Hélder Spínola falam dos projectos que estão a ser desenvolvidos e dos planos ambiciosos para o futuro, apesar das dificuldades de financiamento. (Ler mais.)



Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são doenças infecciosas que geralmente se manifestam de uma forma aguda mas que podem tornar-se crónicas. Estas doenças podem trazer consequências graves como infertilidade, impotência, aborto, malformações no feto, cancro no colo do útero, predisposição para a contaminação pelo HIV e, eventualmente, a morte. (Ler mais.)


 

Dra. Sofia Alves: “É fundamental planear a vida sexual e reprodutiva”

A Dra. Sofia Alves, responsável da Associação para o Planeamento da Família (APF) na Região Autónoma da Madeira, defende em entrevista à Newsletter da Farmácia do Caniço que o planeamento familiar é fundamental, uma vez que uma gravidez não desejada pode significar o “início de um ciclo de pobreza», especialmente para os jovens. (Ler mais.)

 



Contracepção de emergência: a pílula do dia seguinte

Vulgarmente designada por “pílula do dia seguinte”, a contracepção de emergência consiste num esquema posológico de administração de hormonas esteróides, usado para prevenir uma gravidez indesejada. Desde 2001, com a entrada em vigor da Lei nº 12/2001 de 29 de Maio, é possível adquirir a “pílula do dia seguinte” na farmácia. (Ler mais.)

 



Pé-de-Atleta: prevenção e tratamento

A tinea pedis, vulgarmente conhecida como “Pé-de-Atleta”, é uma infecção fúngica causada por microorganismos dermatófitos do género Epidermophyton. É uma afecção bastante comum em todo o mundo, tendo maior prevalência nos climas tropicais ou sub-tropicais e nos meses mais quentes do ano. (Ler mais.)

 



Alimentação Infantil: dê o exemplo aos seus filhos

Uma alimentação saudável é determinante para que o crescimento e desenvolvimento das crianças sejam equilibrados em todas as suas vertentes: física, intelectual e psicossocial. É importante que desde cedo se eduque para a alimentação saudável, pois é mais fácil ensinar às crianças bons hábitos alimentares, do que corrigir erros alimentares quando estes já estão estabelecidos há muitos anos. (Ler mais.)



Enjoo de movimento: tome precauções para ir de viagem descansado

Agosto é o mês escolhido por muitas pessoas para viajar. Para evitar que o enjoo do movimento perturbe o início das suas férias, existem algumas precauções básicas que poderá tomar, quer o meio de transporte se trate de um carro, barco ou avião. (Ler mais.)



 Pequenas feridas: trate-as a tempo

No Verão, os dias mais quentes e longos convidam às actividades ao ar livre, desde às idas à praia aos passeios no campo, jogos e actividades desportivas. Os pequenos acidentes são comuns nestas situações, especialmente entre as crianças, mas também nos adultos. Saiba como tratar das pequenas feridas a tempo para poder continuar a gozar as suas férias ao máximo. (Ler mais.)



Breves

Farmácias têm plano de contingência para Gripe A

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) desenvolveu um plano de contingência com o objectivo de “antecipar e gerir o impacto de uma eventual situação de pandemia, causada pelo vírus da Gripe H1N1 (Gripe A)”, tendo o mesmo sido distribuído pelas cerca de três mil farmácias do país. (Ler mais.)

Novo teste à urina para despistagem da Clamídia nos homens

Um novo teste rápido à urina permite fazer a despistagem da Clamídia nos homens em apenas uma hora e com maior precisão que os métodos utilizados até ao momento, de acordo com um estudo publicado recentemente no British Medical Journal. (Ler mais.)

TC pressiona Governo para resolver problema de falta de médicos de família

O Tribunal de Contas (TC) recomendou ao Governo a tomada de “medidas activas” para solucionar rapidamente os casos de utentes que ainda não têm médico de família, no relatório de seguimento às recomendações formuladas na auditoria ao "Acesso aos Cuidados de Saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. (Ler mais.)


 


 

 


 

 


 


 


seara.com
 
2009 - Farm´cia Caniço
Verified by visa
Saphety
Paypal